O que é o processo de replicação do DNA?
A replicação do DNA é o processo de duplicação da molécula de DNA. Nele ocorre a separação das duas cadeias de nucleotídeos e a formação de cadeias complementares. A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase.
Em cache
O que é replicação ou duplicação de um DNA?
A replicação da molécula de DNA, também conhecida por duplicação ou polimerização, é um fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes.
Em cache
Quais as etapas do processo de replicação do DNA?
A replicação do DNA envolve três etapas: Iniciação. Ampliação ou alongamento. Término.
Em cache
O que é replicação transcrição e tradução do DNA?
– Replicação: processo que permite ao gene produzir outras unidades iguais a si próprio. – Transcrição: processo pelo qual a informação genética é transferida para o local apropriado (ribossomo) e é traduzida. – Tradução: processo pelo qual são produzidas as proteínas, a partir de uma seqüência de nucleotídeos.
Em cache
Onde ocorre a replicação do DNA?
Onde ocorre a replicação do DNA? A replicação do DNA ocorre no núcleo da célula e se inicia em um local específico da molécula de DNA que apresenta uma sequência de bases específica, na qual é reconhecida pela DNA polimerase e por outras enzimas, proteínas e cofatores que estão envolvidos no processo de replicação.
Qual é o significado da palavra replicação?
A replicação é um processo de síntese de novas cadeias de DNA a partir de cadeias de DNA parentais utilizadas como molde. Nos humanos e outros eucariotas, a replicação ocorre no núcleo da célula.
O que é replicação e qual sua função?
A replicação do DNA corresponde à duplicação do material genético, pois o DNA faz uma cópia de si mesmo. As duas fitas que constituem a molécula se separam e orientam a formação de cadeias complementares que se unirão a elas.
Qual é a diferença entre transcrição e duplicação?
O processo de duplicação perpetua o material genético ao longo das gerações celulares do indivíduo, fornecendo às novas gerações “cópias idênticas” à de origem. A transcrição fornece um ácido nucléico de cadeia simples, ao contrário do DNA, que é formado por uma cadeia dupla.
O que é replicação do DNA Brainly?
Resposta verificada por especialistas
A replicação do DNA consiste na duplicação das fitas, de forma semi conservativa, pois cada molécula de DNA é constituída por uma cadeia antiga e conservada e por uma nova.
Quem faz a replicação?
Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase. A DNA Polimerase é capaz de sintetizar uma nova fita de DNA a partir de uma fita molde e agrega nucleotídeos na extremidade 3' da fita de DNA. Na verdade não é só uma enzima que participa da replicação, é um grupo de enzimas.
Como explicar transcrição?
A transcrição é o processo pelo qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Essas informações são “copiadas” da fita de DNA para uma fita de RNA. A transcrição é o nome que se dá à formação de RNA a partir de uma fita de DNA, havendo a “cópia” das informações contidas no DNA para o RNA.
Quais são os tipos de replicação?
Existiam três modelos para como os organismos poderiam replicar seu DNA: semi conservativo, conservativo e dispersivo.
Como fazer a transcrição do DNA?
O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.
Qual é o tipo de replicação do DNA?
Replicação conservativa.
Nesse modelo, a replicação do DNA resulta em uma molécula formada por duas fitas originais de DNA (idênticas à molécula original de DNA) e outra molécula formada por duas novas fitas (com exatamente a mesma sequência da molécula original).
Como o DNA vira RNA?
A transcrição é o processo pelo qual ocorre a síntese de RNA a partir das informações contidas no DNA. Essas informações são “copiadas” da fita de DNA para uma fita de RNA. A transcrição é o nome que se dá à formação de RNA a partir de uma fita de DNA, havendo a “cópia” das informações contidas no DNA para o RNA.
Quais são as três principais exigências da replicação?
Requisitos da Replicação
- Filamento de polissacarídeo que servirá de molde para a produção do DNA.
- Substratos (matérias primas) que juntos formaram o novo filamento de polissacarídeo.
- Enzimas e outras proteínas que “leiam” o molde e montem os substratos em uma molécula de DNA.
Como é produzido o DNA?
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos).
Como o DNA produz proteína?
A sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro vai orientar a célula a produzir proteínas com sequências específicas de aminoácidos. Então, o gene dá origem a um RNA mensageiro que sai do núcleo e, no citoplasma, orienta a produção de uma determinada proteína. Desta forma o DNA comanda a produção das proteínas.