O que é o protocolo RIP e qual sua função?
O protocolo RIP facilita a troca de informações de roteamento numa rede Netware. Os roteadores Netwate utilizam o protocolo RIP para criar e manter uma base de dados com informações de roteamento (comumente denominado Tabela de Roteamento).
Em cache
O que é o protocolo de roteamento RIP?
Histórico. Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.
Em cache
Como o RIP faz a comunicação?
O RIP emite mensagens de atualização das suas rotas (Tabelas de Roteamento) em intervalos regulares (a cada 30 segundos) e quando a topologia da rede mudar. Quando um roteador recebe uma atualização do roteamento que inclua mudanças a uma entrada, atualiza sua tabela de roteamento para refletir a rota nova.
Em qual tipo de roteamento podemos classificar o RIP?
Implementaremos o RIP como protocolo de roteamento dinâmico, apresentando suas vantagens e principais características.
Qual é a função do protocolo?
PROTOCOLO é o serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos (ARQUIVO NACIONAL, 2005).
Quem criou o protocolo RIP?
O RIP foi desenvolvido pela Xerox Corporation no inicio dos anos 80 para ser utilizado nas redes Xerox Network Systems (XNS), e, hoje em dia, e' o protocolo intradominio mais comum, sendo suportado por praticamente todos os fabricantes de roteadores e disponível na grande maioria das versões mais atuais do sistema …
Qual é a pior desvantagem do RIP em relação a outros protocolos mais modernos como o OSPF?
Desvantagens do RIP: Convergência muito lenta para rede de tamanho médio ou maiores, existência de loops e contagem ao infinito, limitações do nº de saltos por caminho, limitação métrica.
Qual é a métrica utilizada pelo protocolo de roteamento RIP?
O RIP utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino. A cada hop no caminho entre a origem e o destino é atribuído um valor, tipicamente 1.
Qual a métrica utilizada pelo protocolo RIP?
O RIP utiliza uma única métrica para roteamento (a contagem de saltos, ou hops) para medir a distância entre a rede de origem e a de destino. A cada hop no caminho entre a origem e o destino é atribuído um valor, tipicamente 1.
Quais são os tipos de protocolo?
Entre eles, destacamos a seguir os 10 principais tipos de protocolos de rede que você precisa conhecer:
- Protocolo TCP/IP. …
- Protocolo HTTP. …
- Protocolo HTTPS. …
- Protocolo FTP. …
- Protocolo SFTP. …
- Protocolo SSH. …
- Protocolo DHCP. …
- Protocolo SMTP.
Qual o protocolo atualmente mais utilizado em uma rede?
Aliás, o TCP/IP e que é a união de dois protocolos – o TCP (Transmission Control Protocol) + IP (Internet Protocol) – é o mais usado, na medida em que todos os demais fazem seu uso.
Qual a diferença entre o RIP e o OSPF?
É aqui que encontra-se a principal diferença entre RIP e OSPF. Ao contrário do protocolo RIP (Routing Information Protocol), que adota o algoritmo vetor-distância (distance vector), o protocolo OSPF baseia-se no algoritmo estado de enlace (link-state) para propagar e processar as informações de roteamento.
Quais são os tipos de roteamento?
Tipos de Roteamento
- O Roteamento e Seus Componentes. …
- Roteamento Interno. …
- Roteamento Externo. …
- Protocolos de Roteamento Interno (Interior Routing Protocols)
- RIP (Routing Information Protocol) …
- IGRP (Interior Gateway Protocol) …
- EIGRP (Enhanced IGRP) …
- OSPF (Open Shortest Path First)
O que significa a sigla OSPF?
Em tradução livre OSPF (Open Shortest Path First) significa “escolher o caminho mais curto primeiro”. Por isso, entender como ele funciona faz parte das premissas de quem se interessa pela área da tecnologia ou já é um profissional do mercado.
Qual é o máximo número de saltos do protocolo RIP?
16
Para que isto não ocorra, o protocolo define um número máximo de saltos, este número máximo, no caso do RIP, é 16.
Qual é o protocolo mais usado?
HTTP
HTTP: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é a base da Rede Mundial de Computadores, a internet com a qual a maioria dos usuários interage. Ele é utilizado para transferir dados entre dispositivos.
Qual o protocolo é mais utilizado?
Transmission Control Protocol
Aliás, o TCP/IP e que é a união de dois protocolos – o TCP (Transmission Control Protocol) + IP (Internet Protocol) – é o mais usado, na medida em que todos os demais fazem seu uso.
Qual é a função do IP?
Basicamente, o endereço IP é o identificador que permite que as informações sejam enviadas entre dispositivos em uma rede: ele contém as informações de localização e torna o dispositivo acessível para comunicação. A Internet precisa de um meio de distinguir diferentes computadores, roteadores e sites.