O que é o exame FAST?

A Avaliação Focalizada com Sonografia para Trauma (FAST) é o exame de triagem padrão realizado em pacientes traumatizados e envolve avaliações do pericárdio, busca de hemopericardio e tamponamento, e do flanco direito, flanco esquerdo e pelve, para procurar por líquido livre intraperitoneal.
Em cache

O que é o Fast na medicina?

O E-FAST (Extended Focused Assessment with Sonography in Trauma) é um protocolo de ultrassonografia à beira do leito projetado para detectar líquido peritoneal, líquido pericárdico, pneumotórax e/ou hemotórax em um paciente traumatizado.
Em cache

Como avaliar Fast?

Um exame FAST Positivo significa sangramento intracavitário. Caso o Paciente esteja hemodinamicamente estável e haja disponibilidade, deve-se realizar uma tomografia computadorizada. Porém, se o paciente estiver instável hemodinamicamente, o seguimento será para uma laparotomia exploratória.

Como é feito o Fast?

O protocolo FAST (Focused Assessment With Sonography in Trauma) se baseia na procura de líquido livre na cavidade abdominal e no pericárdio, mais precisamente em 4 janelas, e busca, de maneira rápida, elucidar se há presença de líquido livre na cavidade, indicando possível lesão de órgão alvo e talvez explicando um …

O que é fast negativo?

Um exame FAST negativo completo demora ao redor de 3 minutos. Mais uma vez, devemos salientar que um resultado negativo não afasta lesões ameaçadoras à vida, pois sangramentos retroperitoneais e lesões de vísceras ocas não são contemplados por este método.

Como se diagnostica trauma abdominal?

Deve-se inspecionar o abdômen em busca de sinais externos de trauma(por exemplo, abrasões, lacerações, contusões, marcas de cinto de segurança, orifíciosde ferimentos penetrantes ou entrada de projéteis, distensão abdominalprovocada pelo acúmulo de sangue, hematomas em parede abdominal, flancos,evisceração, sangramento …

O que é espaço de Morrison?

Janela Hepatorrenal / Espaço de Morrison

Essa janela é obtida colocando o transdutor entre as linhas axilar média e axilar posterior, geralmente melhor visualizado entre os 10 e 11 espaços intercostais.

Quando realizar o Fast?

O FAST vem sendo bastante recomendado (Grau I) por diversas sociedades internacionais, desde a última década. Deve ser utilizado em pacientes com trauma abdominal fechado, trauma torácico fechado e/ou penetrante e em pacientes estáveis e/ou instáveis.

Quais são os tipos de abdome agudo?

O abdome agudo do tipo perfurativo é a terceira causa mais comum. Tem uma mortalidade de 10%. O hemorrágico é considerado raro, com uma taxa de 2% apenas de pacientes que procuram o serviço de urgência. Entretanto, ele possui uma maior taxa de mortalidade, 40 a 100%.

Quando o trauma abdominal é grave?

Reconhecimento das complicações do trauma abdominal

Os pacientes com piora súbita da dor abdominal nos dias após uma lesão devem suscitar suspeita de ruptura de hematoma em órgão sólido ou perfuração tardia de víscera oca, especialmente se apresentarem taquicardia e/ou hipotensão.

Qual o órgão mais acometido no trauma abdominal?

O baço é o principal órgão acometido em trauma abdominal contuso, mas nem sempre sua lesão indica abordagem cirúrgica.

O que significa ultrassom Fast?

O FAST é um exame rápido, de baixo custo, sendo uma ferramenta extremamente útil na triagem, na orien- tação do diagnóstico e no tratamento de pacientes com trauma. O exame acelera o diagnóstico, diminuindo o tempo para o tratamento definitivo e reduzindo as de- mandas por tomografia abdominal.

O que quer dizer ausência de líquido livre?

Ausência de líquido livre em fundo de saco de Douglas significa que não há estruturas ou massas ocupando o saco e, portanto ele está livre. O saco de Douglas ou fundo de saco de Douglas é o espaço anatômico localizado entre o útero e o reto no caso das mulheres e entre a bexiga e o reto no caso dos homens.

Quais os órgãos mais atingidos em um trauma abdominal?

O baço é o órgão mais comumente afetado, seguido do fígado e das vísceras ocas (tipicamente o intestino delgado). Lesões penetrantes podem ou não perfurar o peritônio e, se perfurarem, podem não afetar nenhum órgão.

Quais doenças podem causar abdome agudo?

O Abdome Agudo é uma situação frequente em serviços de emergência. Em certas situações, este pode ser devido a uma patologia potencialmente grave e fatal (úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica). Em outras situações, pode ser causado por doenças benignas, como diarreia aguda ou dispepsia.

Como avaliar peritonite?

O médico realizará um exame físico. Geralmente, o abdome estará sensível. Pode ficar firme ou como uma “tábua”. Indivíduos com peritonite geralmente não deixam ninguém tocar a área.

Quais os órgãos mais atingidos em trauma abdominal?

As vísceras mais atingidas no trauma abdominal aberto foram o intestino delgado, seguido de fígado, rins e cólon (Gráfico 6). Observou-se que os pacientes com trauma abdominal, também podem apresentar lesões associadas em outras regiões, caracterizando um politraumatizado (69,23%).

Quais são os exames principais para diagnosticar o trauma abdominal?

São eles o raio-X de tórax, a tomografia computadorizada (TC) e o lavado peritoneal diagnóstico (LPD).

By admin