O que é o processo subducção?
Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. Quando ocorre a subducção podem ocorrer também sismos de focos profundos, fenómenos de vulcanismo ou formação de montanhas.
O que acontece na zona de subducção?
Na subducção, que ocorre quando há um choque entre uma placa oceânica e uma placa continental, ocorre o mergulho da primeira e o pressionamento da segunda no sentido oposto a seu deslocamento.
O que é subducção e Obducção?
SUBDUCÇÃO: quando uma placa oceânica se choca com uma placa continental, acontecendo o mergulho e o soerguimento , dando origem aos dobramentos, como é o caso da Cordilheira dos Andes e Rochosas. OBDUCÇÃO: quando duas placas continentais se chocam, é o caso da Cordilheira do Himalaia.
O que acontece quando duas placas tectônicas se encontram?
As placas tectônicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.
O que é subducção geografia?
Zona de subducção é o nome que se dá a uma área de convergência de placas tectônicas, onde uma destas se infiltra debaixo da outra, de acordo com a teoria da tectônica de placas (teoria da geologia que descreve os movimentos de grande escala ocorridos na litosfera terrestre).
O que são zonas de subducção quais são suas causas e consequências?
Chamamos de zonas de subducção os locais onde uma placa mergulha para baixo de outra, ou seja, muitos sismos (tremores de terra) também ocorrem por causa desse movimento. Afinal, a cada encontro das placas, a energia é liberada por meio de terremotos.
Em qual limite ocorre a subducção de placas tectônicas?
Os limites convergentes podem ser: Convergência oceano-oceano: se as duas placas envolvidas são oceânicas, uma desce abaixo da outra em um processo conhecido como subducção. A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto.
Qual é a função das placas tectônicas?
Elas abrigam os continentes e os oceanos, sendo impulsionadas pelo movimento do magma no interior do planeta. As principais placas tectônicas se empurram, se afastam umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, modificando suas dimensões e alterando o contorno do relevo terrestre.
O que forma as placas tectônicas?
As placas tectônicas são grandes blocos formados por camadas litosféricas. Elas movimentam-se em razão da energia proveniente das correntes de convecção de magma oriundas do manto terrestre. A teoria das placas tectônicas é o principal arcabouço teórico-metodológico que busca explicar a movimentação litosférica.
Quais são os três principais movimentos das placas tectônicas?
São três os principais tipos de movimentos das placas tectônicas: convergente, divergente e transformante. Eles são classificados conforme a direção do deslocamento.
O que é zona de subducção da Terra?
As zonas de subducção são áreas em que o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.
Onde fica as placas tectônicas no Brasil?
Placa Sul-Americana
Placas tectônicas no Brasil
O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul-Americana, bem como todo o subcontinente América do Sul. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura. A localização central do país sobre a placa faz com que aqui não haja tantas incidências de abalos sísmicos.
Quais são os três tipos de placas tectônicas?
Tipos de placas
- Oceânicas: encontram-se no assolho oceânico.
- Continentais: situam-se sob os continentes.
- Oceânicas e continentais: situam-se sob o continente e no assoalho oceânico.
O que gera o movimento das placas tectônicas?
As placas tectônicas são grandes blocos formados por camadas litosféricas. Elas movimentam-se em razão da energia proveniente das correntes de convecção de magma oriundas do manto terrestre.
O que tem dentro da falha de San Andreas?
A Falha de San Andreas corresponde a uma área de grande instabilidade, visto que ali há o encontro de duas placas tectônicas (a placa Norte-americana e a placa do Pacífico). A placa Norte-americana todos os anos se desliza para o sudeste, enquanto placa do Pacífico se move para o noroeste.
O que é a falha de San Andreas Onde se localiza?
A falha de San Andreas é uma falha geológica provocada por meio da intensa atividade sísmica entre as placas tectônicas Norte-Americana e Pacífico. Ela está situada na costa oeste dos Estados Unidos, mais precisamente no estado estadunidense da Califórnia.
Qual o nome da placa tectônica que o Brasil está localizado?
placa sul-americana
O País está assentado na parte continental da placa sul-americana, que sustenta toda a América do Sul e parte do Oceano Atlântico.
Porque a falha de San Andreas é tão temida?
Com cerca de 1,3 mil quilômetros de extensão, essa falha geológica é motivo de preocupação da comunidade acadêmica e civil em razão da sua intensa atividade tectônica ao longo dos anos. A falha de San Andreas já registrou terremotos de grande magnitude nos últimos séculos.